Ablação por Cateter com Radiofreqüência

Ablação por Cateter com Radiofreqüência

Tem como objetivo curar as arritmias cardíacas destruindo pequenas áreas de tecido miocárdico ou do sistema de condução que sejam críticas ao início ou manutenção da arritmia. Em geral arritmias com um único foco de origem ou que envolvem um istmo anatômico estreito, podem ser curadas com as técnicas de ablação por cateter. De modo diverso, as arritmias com origem multifocal ainda não são passíveis de cura com tal técnica.

 

Os procedimentos são realizados em laboratório de eletrofisiologia especialmente equipados para realizar estudos eletrofisiológicos e técnicas de ablação por cateter. Os pacientes recebem sedação leve antes e durante o procedimento e dois a cinco cateteres são introduzidos via punção percutânea, após anestesia local, através das veias femoral, braquial, subclávia ou jugular interna, com auxílio de fluoroscopia, e posicionados nas cavidades cardíacas. Cada cateter tem quatro ou mais eletrodos. Geralmente o par distal é usado para estimulações e introdução de extra-estímulos enquanto os eletrodos proximais, para registrar os eletrogramas das 

Cardiolazzi

regiões intra-cavitárias. Durante a ablação a energia de radiofreqüência é transmitida por um cateter com ponta direcionável e com eletrodo distal de 4 mm. A radiofreqüência geralmente é transmitida por 30 a 60 segundos entre o eletrodo distal e a placa neutra, colocada no peito ou nas costas do paciente.

 

Devido a importância crítica da temperatura durante a aplicação, recentes avanços nos sistemas de ablação permitem a sua monitorização e o controle, em sistema de alça fechada, da fonte de saída de energia possibilitando a manutenção da temperatura desejada do eletrodo. A monitorização da temperatura do eletrodo, em um sítio particular de ablação, é útil para determinar se uma aplicação sem sucesso falhou devido a mapeamento impreciso ou a aquecimento inadequado. Se for por aquecimento inadequado, aplicações adicionais de energia no mesmo local mas com melhor estabilidade do cateter podem ser eficazes e proporcionar resultado exitoso.