Estudo Eletrofisiológico

Estudo Eletrofisiológico

O estudo eletrofisiológico complementa o eletrocardiograma na avaliação das arritmias cardíacas, através de registros intracavitários e da estimulação elétrica programada.

 

É um método diagnóstico invasivo que utiliza cateteres eletrodos para registrar os eventos elétricos do coração. Inicialmente foi empregado para mensuração dos intervalos de condução atrioventricular e, posteriormente, para esclarecer os mecanismos arritmogênicos e para testar a eficácia de agentes antiarrítmicos. Atualmente também é utilizado para localização e mapeamento detalhado dos circuitos reentrantes e focos ectópicos, para posterior tratamento com ablação por cateter. Assim, tem finalidade diagnóstica, terapêutica e prognóstica.

 

O estudo eletrofisiológico é realizado em laboratório de eletrofisiologia através do posicionamento de cateteres eletrodos em regiões específicas das cavidades cardíacas. O paciente é levado ao laboratório em jejum e, após 

sedação leve, dois a cinco cateteres são introduzidos por punção percutânea via veias femorais, jugular interna ou subclávia, e posicionados com auxílio de fluoroscopia. Habitualmente um cateter é colocado em átrio direito alto, um cateter na região septal da valva tricúspide e um cateter na ponta do ventrículo direito. Tais cateteres são multipolares, sendo que os pares de eletrodos distais são utilizados para estimulações elétricas e os pares proximais para registrar os eletrogramas intracavitários. O cateter posicionado em átrio direito alto registra ou estimula a região próxima ao nó sinusal, o cateter da região septal da valva tricúspide, o feixe de His e o cateter da ponta do ventrículo direito, a atividade ventricular. Um quarto cateter pode ser posicionado dentro do seio coronário, para obter registros dos potencias do átrio esquerdo e mapear o anel atrioventricular esquerdo. Em algumas situações, um quinto cateter é necessário para mapeamento de focos arritmogênicos específicos, atriais ou ventriculares.

Rua Dr. Chassim, 117 - Centro - 3º Andar - Sala 302 - Sete Lagoas/MG  (31) 3177-6919  atendimento@cardiolazzi.com.br

Rua Bueno Brandão, 136 - Consultório 102 ED. Biofísico - Centro - Curvelo/MG (38) 3722-7636 - atendimento@cardiolazzi.com.br

Diretor Técnico - Dr. Frederico Bartolazzi - CRMG 44.471 / RQE 26.377