Implante de  Cardioversor Desfibrilador - CDI

Implante de um Cardioversor Desfibrilador - CDI

 

A implantação de um Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI) não é um procedimento com coração aberto. Geralmente antes da cirurgia, a pessoa recebe medicamentos para fazê-la dormir e ficar confortável. O procedimento pode ser executado sob anestesia local ou geral.

 

  • Uma pequena incisão de aproximadamente 5 centímetros será feita na parte superior do peito.

  • Um ou dois cabos-eletrodos (finos fios isolados) serão guiados através de uma veia até o coração.

  • O médico então conectará os fios transmissores ao dispositivo implantado, testará o dispositivo e programará a configuração.

  • O dispositivo será inserido abaixo da pele e a incisão do peito será fechada.

  • Após a implantação, poderá restar uma ligeira protuberância visível sob a pele onde o dispositivo estiver localizado. Os cabos-eletrodos são muito finos e não serão visíveis.

 

Você normalmente ficará no hospital por uma noite e irá para casa no dia seguinte, com instruções sobre os cuidados com a sua incisão. Por um breve período após a cirurgia, o seu médico poderá mandar que você limite os movimentos do braço que está mais próximo do local do implante.

Observação: A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.


Perguntas e Respostas

 

O que eu devo esperar durante uma cirurgia de cardioversor desfibrilador implantável (CDI)?

 

O procedimento para se implantar um dispositivo cardíaco é geralmente rápido. Ele não requer cirurgia aberta, e a maioria das pessoas vão para casa dentro de 24 horas.

O seu médico lhe fornecerá informações mais detalhadas, mas a maioria das pessoas pode esperar voltar gradualmente às suas atividades diárias logo após o procedimento.

Qual a possibilidade de se receber um choque?

Experimentar um choque de um CDI pode ser uma preocupação para muitas pessoas.

Você pode sentir-se bem após, ou pode sentir-se atordoado, enfermo ou desorientado após o choque. É importante conversar com o seu médico e ter um plano preparado para que você conheça exatamente o que fazer quando receber um choque. Pode ser que o seu médico queira que você ligue para ele ou marque uma consulta.

O dispositivo afetará a minha aparência?

Às vezes, as pessoas imaginam se haverá alguma protuberância notável onde o dispositivo cardíaco foi implantado. Em geral, você poderá notar uma ligeira saliência sob sua pele onde o CDI está localizado.

Eu terei que modificar o meu estilo de vida?

Um dispositivo cardíaco implantável permite que muitas pessoas retornem às atividades que gostam. O seu médico lhe fornecerá mais informações sobre atividades que você talvez tenha que evitar, mas tipicamente as pessoas voltam às suas atividades diárias normais após recuperarem-se totalmente da cirurgia.

Rua Dr. Chassim, 117 - Centro - 3º Andar - Sala 302 - Sete Lagoas/MG  (31) 3177-6919  atendimento@cardiolazzi.com.br

Rua Bueno Brandão, 136 - Consultório 102 ED. Biofísico - Centro - Curvelo/MG (38) 3722-7636 - atendimento@cardiolazzi.com.br

Diretor Técnico - Dr. Frederico Bartolazzi - CRMG 44.471 / RQE 26.377