Tilt Test

Teste de Inclinação, na avaliação de Tonturas, e Desmaios.

 

O Tilt Test é um exame que avalia o comportamento do ritmo cardíaco e da pressão arterial , em resposta a uma variação da postura corporal. O sistema que controla essas duas variáveis, é o sistema nervoso autônomo. Por isso, o Tilt Test, também é chamado de estudo autonômico.

O aparecimento de sintomas decorrentes destas variações posturais como, mal estar, palpitações, tonturas ou desmaio, também serão avaliados durante o exame. O Tilt Test é o exame específico para o diagnóstico da síncope neuromediada (vaso-vagal e neurocardiogênica), que é a principal causa de desmaio em pessoas sem doença cardíaca.

 

Como é feito?

O exame é realizado em nossa clínica que dispõe de todo os equipamentos necessários: aparelho para medir a pressão arterial, monitor do ritmo cardíaco , eletrocardiógrafo, maca específica, medicamento sublingual (nitrato com efeito de curta duração). O exame é sempre realizado por um médico cardiologista.

 

O Tilt Test é realizado em 2 etapas:

Inicialmente o paciente permanecerá deitado na maca em decúbito dorsal (de barriga para cima), sem nenhuma inclinação, por um período de 5 a 15 minutos. Nesta etapa é realizada a medida da pressão arterial e o registro eletrocardiográfico.

Na segunda etapa, o paciente será inclinado na maca, por um período de até 45 minutos. Durante todo o tempo, o ritmo cardíaco será monitorado e a pressão arterial medida. O aparecimento de alterações do ritmo cardíaco e da pressão arterial, bem como o aparecimento de sintomas decorrentes destas, poderão ser suficientes para a interrupção do exame. Não é necessário que o paciente tenha um desmaio para que o exame seja interrompido. Poderá também ser realizado, quando solicitado pelo o médico assistente ou a citrério do médico examinador, uma terceira etapa , chamada de " Teste Sensibilizado", através de um medicamento sublingual. Com o paciente ainda inclinado, será administrado um vasodilatador sublingual – nitrato com efeito de curta duração, que facilitará o aparecimento das alterações da pressão arterial. Esta etapa pode durar até 15 minutos. Não havendo nenhuma alteração após este período, o exame será considerado como normal. Existem descritos na literatuda médica vários protocolos na realização desse exame, que se alteram em relação a duração das etapas e do uso do nitrato sublingual. As escolha desses protocolos pode mudra de paciente para paciente devio a algum critério médico.

 

Indicações:

  • Investigação de desmaios (perda súbita da consciência acompanhada por alteração da postura corporal), em especial , a suspeita de síncope neuromediada (vaso-vagal e neurocardiogênica).

  • Com o objetivo de diferenciar desmaio seguido de convulsão da crise convulsiva por epilepsia.

  • Quedas recorrentes sem causa aparente , principalmente em idosos.

  • Para investigar tonturas ou pré-desmaio (lipotímia).

  • Avaliação de tratamento das Síncopes.

 

Riscos:

O Tilt Test é um exame muito seguro. Em alguns pacientes , as alterações do ritmo cardíaco (bradicardia) e da pressão arterial (hipotensão) poderão ser mais duradouras, podendo ocasionar um sensação de mal estar, tonturas e náuseas. Raramente poderá ocorrer uma crise convulsiva (pela queda da pressão arterial e diminuição de circulação do sangue até o cérebro), no entanto , esta crise não costuma apresentar gravidade. Na literatura médica, já foram relatados a ocorrência rara de: espasmo coronariano , dor torácica e arritmias cardíacas.

 

Recomendações para exame:

  • Não fumar e evitar bebidas excitantes nas 24 h que antecedem o teste, tais como café, chá , bebida alcoólica, e refrigerante.

  • Preservar o horário de sono na véspera do exame.

  • Tomar banho, antes de vir fazer o exame. Usar sabão neutro e uma toalha para esfregar a pele do tórax, removendo bem a oleosidade e células mortas. Não usar nenhum tipo de creme, perfume, pomada ou talco.

  • Não fazer atividades físicas vigorosas nas 12 horas que antecedem o teste.

  • Não realizar o exame durante: infecções agudas, estado febril, enxaqueca, diarréia, gestação ou amamentando.

  • Não suspender a medicação oral de uso habitual.

  • O ideal é vir acompanhado por um adulto, que possa dirigir, se  estiver de carro.

  • O exame dura cerca de uma hora.

  • Jejum de 6 horas.

Rua Dr. Chassim, 117 - Centro - 3º Andar - Sala 302 - Sete Lagoas/MG  (31) 3177-6919  atendimento@cardiolazzi.com.br

Rua Bueno Brandão, 136 - Consultório 102 ED. Biofísico - Centro - Curvelo/MG (38) 3722-7636 - atendimento@cardiolazzi.com.br

Diretor Técnico - Dr. Frederico Bartolazzi - CRMG 44.471 / RQE 26.377